O programa Açores 2030 marcou presença na Mostra dos Fundos Europeus, que decorreu entre os dias 10 e 12 de dezembro, na Alfândega do Porto.
No evento, promovido pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), o programa fez-se representar pelo seu Gestor, Nuno Melo Alves, e por dois projetos de elevado impacto que beneficiaram de cofinanciamento pelo Programa Operacional Açores 2020: a Marca Açores e o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV.
Nuno Melo Alves teve oportunidade de destacar as principais medidas e impactos no período de programação que agora se encerra (2014-2020), salientando as particulares da execução de investimentos num contexto arquipelágico e ultraperiférico, onde a descontinuidade territorial provoca desafios acrescidos. Apresentou também as oportunidades de financiamento disponíveis no Programa Açores 2030.
Paulo Teves, Diretor do Gabinete de Promoção e Gestão da Marca Açores, destacou a importância do acesso a financiamento europeu na criação e lançamento da Marca Açores, um dos principais pilares da promoção da Região, que se transformou num dos casos de maior sucesso ao nível de marcas territoriais.
Duarte Pimentel, Diretor Executivo do PCTTER – TERINOV, assinalou o importante impacto que esta infraestrutura tem tido na dinamização do ecossistema científico e empresarial da Região, impacto este refletido no seu papel catalisador da inovação e empreendedorismo de base tecnológica.
A Mostra dos Fundos permitiu transmitir uma visão abrangente dos projetos e investimentos impulsionados pelos fundos europeus em Portugal, e o seu impacto transformador na vida dos cidadãos e no desenvolvimento dos territórios. Ao longo dos três dias do evento, marcaram presença membros do Governo, representantes da Comissão Europeia e institucionais, membros da academia, empresários e sociedade civil.