No início da sessão, foram apresentados quatro projetos apoiados pelo Programa: OncoFutureAZ, Fogo Ecolodge, os Cursos Profissionais da Escola Profissional da Ribeira Grande e o programa Estagiar L/T, ilustrando diferentes áreas de intervenção do Açores 2030, nomeadamente a inovação, a qualificação, a empregabilidade e o desenvolvimento económico.
A reunião contou com a participação de representantes da Autoridade de Gestão, da Comissão Europeia, de entidades regionais e nacionais, bem como de parceiros institucionais e sociais.
Durante os trabalhos, foram analisados os principais dados de execução do Programa, incluindo a evolução financeira e os indicadores de realização, permitindo acompanhar o estado de implementação do Açores 2030.
A evolução marcadamente positiva desde o último Comité de Acompanhamento foi assinalada pelos representantes da Comissão Europeia, materializada em mais avisos, mais operações aprovadas e maiores níveis de aprovação e execução
Foram igualmente apreciadas matérias relacionadas com a gestão e acompanhamento do Programa, no âmbito das competências do Comité de Acompanhamento.
Todos os pontos previstos na ordem de trabalhos foram aprovados por unanimidade.
O Comité permitiu reforçar o acompanhamento da execução do Açores 2030, assegurando uma monitorização contínua do Programa e do impacto dos fundos europeus na Região Autónoma dos Açores.

