Nuno Melo Alves, Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, participou no fórum da Digitalização do Poder Local, uma iniciativa que procurou divulgar e incentivar boas práticas na otimização dos serviços públicos, impulsionando a implementação de soluções tecnológicas que melhorem a qualidade dos serviços prestados.
Nuno Melo Alves apresentou os apoios previstos para a transição digital no objetivo específico RSO 1.2 (Aproveitar as vantagens da digitalização para os cidadãos, empresas, organismos de investigação e as autoridades públicas), que visam assegurar 3 pilares fundamentais: a capacitação e inclusão digital das pessoas, a transformação digital do tecido empresarial e a digitalização do estado. No caso específico do poder local, destacou o apoio a ações de desenho de serviços digitais novos ou significativamente melhorados, promovendo a digitalização e proximidade da administração pública nas suas interações com os cidadãos e empresas, através da desmaterialização e da desburocratização.
O DRPFE teve ainda oportunidade de destacar as complementaridades destes apoios com os já existentes ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência, salientando a necessidade de uma articulação rigorosa por parte do Poder Local.
O evento, que decorreu a 8 de julho na Praia da Vitória, contou com a abertura pelo Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, que destacou o compromisso reforçado do Governo dos Açores com o Poder Local, e com a participação de Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, enquanto key note speaker. Participaram também Octávio Torres, que apresentou o Portal da Cooperação com o Poder Local, Marco Espinheira, que abordou o tema da Inteligência Urbana e Rui Terra Melo, do Centro de Competências de Cibersegurança dos Açores. Houve ainda espaço para uma mesa redonda, sob o mote dos “Municípios Digitais”.
Esta iniciativa, enquadrada no Sistema de Incentivos à Modernização do Poder Local – SIMA + Local, financiada pela componente C19 – Modernização da Administração Pública do Plano de Recuperação e Resiliência.