A Autoridade de Gestão do Açores 2030 marcou presença em Elvas, onde decorreu, a 5 e 6 de maio, a Reunião Anual de Avaliação referente a 2024. Entre os temas abordados, destaca-se o ponto de situação relativo à implementação do Portugal 2030 e dos seus vários programas, além da análise das Revisões Intercalares dos programas submetidas à Comissão Europeia em março de 2025. O encontro foi também uma oportunidade para balanço das medidas implementadas no âmbito dos Comités de Acompanhamento e das perspetivas futuras, além da análise e debate de um conjunto de temas relevantes na atualidade como inovação e competitividade, financiamento não associado a custos, modernização da Política de Coesão para alinhamento com as prioridades estratégicas da EU, habitação social e acessível ou investimento em competências para jovens.
O Açores 2030 foi representado por Nuno Melo Alves, Gestor do Programa, e Renato Medeiros e Cristina Amaral, da Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego, enquanto Organismo Intermédio.
Nuno Melo Alves destacou que Açores 2030 regista a maior execução dos Programas Regionais, pese embora seja necessário acelerar a execução.
A agenda da reunião contemplou ainda a visita a vários projetos emblemáticos apoiados por fundos europeus, permitindo conhecer e destacar importantes realizações no território impulsionadas pela boa execução destes fundos.