Tipos de perfil de utilizador
No Balcão dos Fundos existem diferentes tipos de perfis de utilizador, aos quais correspondem diferentes permissões para o utilizar em nome de uma entidade. Neste artigo explicamos para que serve cada tipo de perfil.
Para o Balcão dos Fundos, a “entidade” é a pessoa (pessoa singular com NIF) ou organização (pessoa coletiva com NIPC) que se vai candidatar aos fundos.
Todas as entidades (pessoas ou organizações) que se registam no Balcão dos Fundos têm o perfil de beneficiário. Todos os outros tipos de perfis de utilizador:
- são destinados a pessoas singulares (com NIF) que sejam convidadas por uma entidade para usar o Balcão dos Fundos em seu nome
- podem estar associados a uma ou a várias entidades.
Para definir o que é que um utilizador pode fazer em nome da entidade, ela atribui-lhe um dos seguintes perfis.
Beneficiário
Todas as entidades – pessoas singulares (com NIF) ou pessoas coletivas (com NIPC) – que se registem no Balcão dos Fundos ficam automaticamente com o perfil de Beneficiário.
Com este perfil, as entidades podem:
- aceder aos seus dados e alterá-los
- definir quem são os utilizadores que usam o Balcão dos Fundos e quais as suas permissões
- iniciar e preencher candidaturas
- iniciar e preencher pedidos relacionados com as operações.
Se a entidade for uma pessoa coletiva, o seu registo é feito com um NIPC e o perfil de beneficiário fica associado a esse NIPC. Nesses casos, o utilizador com o perfil beneficiário (NIPC) tem de associar à entidade um utilizador com perfil de super-utilizador (NIF individual) para que seja este a introduzir no Balcão dos Fundos informação em nome da entidade. O perfil de super-utilizador deve ser atribuído ao representante legal da entidade.
Se a entidade for uma pessoa singular, o seu registo é feito com um NIF e o perfil de beneficiário fica associado a esse NIF. Nesses casos, a entidade não precisa de associar um utilizador com perfil de super-utilizador.
Super-utilizador
Com este perfil, o utilizador pode aceder aos dados da entidade a que estiver associado e gerir as suas candidaturas. Tem permissões para editar os dados sobre a entidade e desempenha a maior parte das tarefas relacionadas com a utilização do Balcão dos Fundos em nome da entidade.
O super-utilizador pode:
- gerir utilizadores
- iniciar, preencher e submeter candidaturas
- iniciar, preencher e submeter pedidos relacionados com as operações
- assinar termos de aceitação de apoios.
Este perfil só pode ser atribuído pela própria entidade beneficiária, através do seu acesso no Balcão dos Fundos.
Técnico interno
Este perfil destina-se a trabalhadores da entidade (seja ela uma pessoa coletiva ou singular). Com este perfil, o utilizador pode:
- criar, preencher e alterar candidaturas criadas por si, ou às quais lhe foi dado acesso,
- preencher e alterar pedidos relacionados com as operações.
O perfil de técnico interno pode ser atribuído pelo beneficiário (a entidade) ou pelo super-utilizador a qualquer pessoa individual (com NIF). Este perfil não consegue submeter candidaturas.
Técnico externo
Este perfil destina-se a colaboradores externos da entidade. Por exemplo, uma consultora ou um consultor, revisores oficiais de contas (ROC) e contabilistas certificados (CC).
Com este perfil, o utilizador pode:
- criar, preencher e alterar candidaturas criadas por si, ou às quais lhe foi dado acesso,
- preencher e alterar pedidos relacionados com as operações.
O técnico externo não consegue submeter candidaturas.
Consulta
Com este perfil, o utilizador apenas pode aceder à informação da entidade beneficiária, não pode fazer alterações.
Este perfil pode ser atribuído pelo beneficiário (a entidade) ou pelo super-utilizador a qualquer pessoa individual (com NIF).
Perfis de utilizadores afetos a unidades organizacionais
Para utilizadores afetos a unidades organizacionais (entidades apenas com autonomia administrativa que são dependentes de outra entidade, e por isso não podem ter registo próprio no Balcão), como, por exemplo, os utilizadores/técnicos dos diferentes Centros de Emprego do IEFP, existem os seguintes perfis:
- Administrador unidade organizacional
- Super-utilizador unidade organizacional
- Técnico interno unidade organizacional
- Técnico externo unidade organizacional
- Consulta organizacional.
Dar ou retirar acesso a candidaturas específicas
Quando um utilizador é associado a uma entidade, tem acesso a toda a informação sobre todas as candidaturas dessa entidade. No entanto, a entidade pode optar por definir a que operações em concreto é que um utilizador pode ter acesso. Para saber como, consulte o artigo Gerir permissões de acesso dos utilizadores às operações