DRPFE debate importância da Política de Coesão e constrangimentos nas RUP

No âmbito da visita de administradores do grupo World Bank à Região.
3 de Setembro, 2025

Nuno Melo Alves, Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais (DRPFE), enquanto responsável pela autoridade de Gestão do Açores 2030 participou em sessão informativa com administradores do grupo World Bank que visitaram os Açores.

O Gestor do Programa teve oportunidade apresentar uma caraterização da Região e dos principais desafios que enfrenta, aos quais a Política de Coesão tenta dar resposta. Foram assim abordadas as formas de intervenção da Política de Coesão nos Açores, e os apoios atualmente disponíveis, com destaque para as intervenções em matéria ambiental, de transição energética e de turismo. Em relação aos dois primeiros temas, foi assinalado que se verificam requisitos transversais a todos os domínios de intervenção. Foram ainda abordados os desafios futuros da Política de Coesão, além dos constrangimentos para a Região, e para as RUP em geral, resultantes dos atuais requisitos regulamentares europeus, de que o contributo para o tagging climático ou a forma de cálculo da alocação específica para as RUP (assente no nível de população residente) são exemplos.

A deslocação dos responsáveis do World Bank, sob a temática da “Transição energética e utilização sustentável dos recursos marinhos na promoção do crescimento nas zonas costeiras”, teve como objetivo conhecer as boas práticas implementadas pelo Governo dos Açores no domínio da sustentabilidade, da economia azul, do turismo e da transição energética.

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos