Comissária Europeia Elisa Ferreira visita os Açores

A Comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, iniciou ontem uma visita aos Açores. Além de encontros com o Governo Regional e autoridades locais, a visita contempla a participação, como keynote speaker, no 63º Congresso da ERSA (European Regional Science Association), que decorre em Angra do Heroísmo, e a visita a vários projetos apoiados pelos fundos europeus.
28 de Agosto, 2024

A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, iniciou ontem uma visita aos Açores. Além de encontros com o Governo Regional e autoridades locais, a visita contempla a participação no 63º Congresso da ERSA (European Regional Science Association), que decorre em Angra do Heroísmo, e a visita a vários projetos apoiados pelos fundos europeus na Região.

A visita iniciou-se com um encontro com o Governo Regional, onde foi debatido o papel dos fundos da Política de Coesão no apoio ao alcance das metas de longo prazo pelas Regiões. Artur Lima, Vice-Presidente do Governo Regional, salientou o papel dos Açores em áreas como a ciência e tecnologia, novas economias, dimensão do mar ou captação do investimento. Reforçou também a relevância da conectividade e mobilidade na União Europeia, em especial nas regiões ultraperiféricas como os Açores.

Durante a intervenção no Congresso da ERSA, a Comissária defendeu o papel dos fundos de coesão como uma oportunidade única para a geração de emprego qualificado e para a fixação dos jovens nos territórios. Além de assinalar o excelente trabalho já feito na Região, por exemplo, ao nível da requalificação dos espaços, apoio à terceira idade ou do sistema de saúde e educação de elevado valor, afirmou que é necessário aproveitar os jovens qualificados e promover a criação de emprego qualificado e de incrementar a colaboração entre a universidade e as empresas, aumentando o seu valor acrescentado e o rendimento em cada ilha. Sobre os desafios da Política de Coesão, destacou que surgem em novas dimensões em que os Açores se encontram bem posicionados, como as energias renováveis, o mar, a investigação associada à vulcanologia, a natureza, a biodiversidade e o turismo sustentável.

A agenda contempla ainda a deslocação às Flores e Corvo, onde, além de encontros com as autoridades e população locais, visitará vários projetos apoiados pelos fundos europeus, enquanto materialização da ação da política de coesão na Região. Assim, na Ilha das Flores, visitará o Porto das Lajes das Flores, infraestrutura fundamental para a população da ilha que foi afetada pelos efeitos do Furacão Lorenzo em 2019, uma mini hídrica na Fazenda de Santa Cruz, onde abordará a utilização de energias renováveis na ilha, e o Quartel dos Bombeiros de Santa Cruz. Por sua vez, na Ilha do Corvo serão visitados o Ecomuseu do Corvo, assim como o Infantário e Centro de Dia de Santa Cruz da Misericórdia do Corvo.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos