Açores 2030 publica novos avisos nas áreas de investigação científica e desenvolvimento tecnológico

O programa Açores 2030 publicou novos avisos para apoio a projetos de investigação e desenvolvimento de interesse estratégico e com impacto a nível regional, orientados para a resolução de grandes desafios societais, contando com uma dotação conjunta superior a 5 milhões de euros.
25 de Julho, 2024

O programa Açores 2030 publicou novos avisos para apoio a projetos de investigação e desenvolvimento de interesse estratégico e com impacto a nível regional, orientados para a resolução de grandes desafios societais, contando com uma dotação conjunta superior a 5 milhões de euros.

O aviso Excelência da investigação na RAA – Cátedras – I&D Ciência – Projetos individuais prevê como elegíveis as iniciativas de investigação académica de excelência, realizadas por investigadores seniores detentores de cátedras internacionais concedidas por entidades reconhecidas, que se encontrem alinhadas com a Estratégia de Investigação e Inovação para uma especialização inteligente regional (RIS3 Açores). Com uma dotação aproximada de 273 mil euros, são elegíveis as candidaturas de entidades que integrem o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) submetidas até 23/07/2025.

Na vertente de recém doutorados, foi publicado o aviso Excelência da investigação na RAA – Jovens Investigadores – I&D Ciência – Projetos individuais que, com uma dotação de aproximadamente 820 mil euros, se destina a quem tenha obtido recentemente (período igual ou inferior a 5 anos) o grau de doutoramento e pretenda desenvolver provas de conceito a partir da linha de investigação realizada no âmbito do doutoramento. São elegíveis candidaturas de entidades que integrem o SCTA submetidas até 23/07/2025.

Por sua vez, o aviso Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico na RAA – I&D Ciência – Projetos em Copromoção prevê o apoio às atividades investigação científica e desenvolvimento tecnológico em regime de copromoção que se mostrem de interesse estratégico e alinhadas com a RIS3 Açores. Com uma dotação de cerca de 4,1 milhões de euros, prevê a candidatura por entidades que integrem o SCTA, mas também por pequenas e médias empresas (PME) e grandes empresas, ainda que a liderança do projeto deva ser, obrigatoriamente, de entidade integrante do SCTA.

Os avisos preveem uma taxa de cofinanciamento de 85%, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A lista de entidades que integram o SCTA encontra-se publicada no website da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento.

Mais informações podem ser objetivos através da Linha dos Fundos, junto da Autoridade de Gestão do Programa Açores 2030 ou da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos